sexta-feira, 31 de março de 2017

Cremação é pecado segundo a Bíblia? O crente pode ser cremado?



Você pergunta: Perdi meu pai há pouco tempo. Ele manifestou o desejo de ser cremado a minha mãe, mas na hora fiquei muito confuso se isso era realmente algo que a Bíblia aprovava. Mas no calor da situação acabamos fazendo a cremação dele. O que a Bíblia ensina sobre esse assunto? Cremação é pecado segundo a Bíblia?

Caro leitor, a cremação tem sido muito usada em nossa sociedade atual como uma alternativa ao enterro convencional nos cemitérios. Isso se deve principalmente pela lotação dos cemitérios e também por ser ela um modo mais ecologicamente correto de lidar com o corpo da pessoa falecida. Vejamos o que a Bíblia ensina sobre o tema.

Cremação é pecado? Existe menção de cremação na Bíblia?

(1) Existem alguns casos na Bíblia em que o corpo de uma ou mais pessoas foram cremados. No entanto, não de forma amistosa, mas para eliminar tudo que pudesse lembrar aquela pessoa. A primeira citação que encontramos da cremação na Bíblia é esta: “Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os” (Josué 7:25). Isso aconteceu com Acã e os seus, pois violaram as ordens de Deus naquela ocasião. Todos eles tiveram seus corpos cremados como uma forma de punição pelos graves erros que cometeram.
Um outro exemplo de cremação na Bíblia é a de Saul e seus filhos: “todos os homens valentes se levantaram, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram” (1 Samuel 31:12). Davi aprovou essa atitude desses homens em 2 Samuel 2:4-6, pois a considerou respeitosa, pois os inimigos de Saul poderiam pegar seu corpo e desrespeitar, o que não agradava em nada a Davi, pois o considerava como um ungido do Senhor. Sendo assim, todos eles foram cremados como um ato de respeito e consideração porque Saul havia sido rei de Israel.

(2) Apesar desses exemplos, o que podemos notar é que a forma mais usual de lidarem com os corpos dos mortos mencionada na Bíblia é o sepultamento através do enterro, seja diretamente na terra ou mesmo em sepulcros construídos, que eram uma espécie de cemitério privado: Gênesis 25:9, Gênesis 50:13, Josué 24:30, Juízes 16:31, 1 Samuel 25:1, Mateus 14:12, etc.

Textos bíblicos dizendo que a cremação é pecado?

(3) Alguns, para apoiar que a cremação é pecado, usam o texto de Jesus em João 5:28: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão”. Eles argumentam que o correto é o modo convencional de enterro, pois Jesus disse que no julgamento final as pessoas deverão “sair do túmulo”.
No entanto, essa interpretação não se sustenta, pois Jesus não está falando nesse texto sobre o modo de sepultamento dos corpos, mas apenas falando do julgamento dos que já estiverem mortos por ocasião do dia do grande juízo final. Tanto é verdade que existem mortos em tragédias nos mares, nos rios, em locais longínquos e que não foram sepultados de forma convencional. O que aconteceria com esses? Não seriam julgados por Deus? Logo, observamos que essa interpretação não se
sustenta.

(4) Também já encontrei argumentos dizendo que a cremação é pecado baseados em Deuteronômio 18:10: “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro”. Essa é mais uma interpretação distorcida. O texto está falando sobre práticas de feitiçaria e ocultismo, onde crianças eram sacrificadas e queimadas aos deuses (confirma também Levítico 20:2-5). Essa é a proibição que temos nesse texto, nada relacionado a forma de sepultamento.

O crente pode ser cremado?

(5) Numa análise completa da Bíblia não encontramos qualquer proibição ou indicação referente ao modo correto ou incorreto de sepultamento dos corpos dos falecidos. Sendo assim, qualquer pessoa, baseada em seus desejos e condições pessoais, pode optar ou não pela cremação sem qualquer problema. A cremação não é pecado e não causa qualquer problema de ordem espiritual nem para a pessoa nem para a família. Aliás, é uma forma extremamente moderna e ecologicamente correta de lidarmos com os corpos de pessoas falecidas. Se fosse mais acessível e barato certamente mais pessoas poderiam optar por ela. O conceito de que a cremação é pecado não pode ser sustentado usando a Bíblia.

Creditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;