quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O que significa galardão?


A palavra galardão de uma maneira geral significa recompensa. Mas é interessante notar que algumas das aplicações dela na Bíblia sugerem recompensas aqui na terra e recompensas no céu, dependendo das obras que praticamos. Também temos menção de galardão a justos e injustos segundo suas obras. Vejamos um pouco mais a respeito da aplicação dessa palavra na Bíblia:

Observamos claramente que a Bíblia menciona galardões que recebemos ainda em vida pela obediência a vontade de Deus. Porém, aos caçadores de “recompensas de Deus”, já aviso que nem sempre essas recompensas estão relacionadas a coisas materiais: “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.” (Gênesis 15.1). Abraão foi um grande exemplo de homem que recebeu grandes recompensas de Deus, tanto materiais quanto espirituais. Mas é mencionada na Bíblia mais por sua espiritualidade abençoada do que pelo que possuía em bens materiais.
Jesus menciona que receberemos também galardão nos céus. Isso significa uma espécie de recompensa na eternidade. Não sabemos exatamente o que seria essa recompensa, pois a Bíblia fala pouco nesse assunto. Veja esse texto onde Jesus fala àqueles que são perseguidos por causa de Seu nome: “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mateus 5.12).
Jesus parece também indicar que existem níveis de galardão. Porém, não sei explicar como isso será aplicado no céu já que lá tudo será perfeito (não haverá, por exemplo, pessoas invejando o galardão do outro). Veja a explicação de Jesus: “Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo.” (Mateus 10.41). Também temos uma fala parecida dita pelo apóstolo Paulo a respeito de níveis de galardão baseados no esforço e dedicação de cada um:“Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.” (1 Coríntios 3.8).
Em Apocalipse Jesus aparece como aquele que distribuirá o galardão tanto àqueles que foram justos e bons trabalhadores quanto àqueles que foram injustos e foram condenados. Cada um receberá a sua recompensa: “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” (Apocalipse 22.12).
É bom deixar claro que esse galardão não tem nada a ver com a salvação. Até porque a salvação não é por obras, mas pela graça e mediante a fé. Parece se tratar de uma espécie de recompensa “extra” que receberemos nos céus ou também, em alguns casos, aqui na terra. É difícil explicar como vai ser isso, pois a Bíblia fala muito pouco a esse respeito, porém, a Bíblia fala que aquilo que Deus preparou para nós é algo inimaginável, por isso, o melhor é não se preocupar com galardão, mas em fazer a vontade de Deus, que é sempre a maior recompensa ao cristão: “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2.9)

5 comentários:

  1. Foi bom encontrar o seu blo,e poder ver que permanece na fé
    escrevendo bons textos, que edificam e ajudam a cada um,
    Nunca deixe de se firmar na Santa Palavra, pois é essa nos trás
    conforto e segurança.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.
    Deixo-lhe a minha bênção, e que a paz de Jesus encha sempre
    seu coração.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Antonio, Muito obrigado pelas palavras, fico feliz que tenha gostado mesmo de meu blog, Visito sempre o seu tbm, Muito bom, Volte sempre, e tenha paz, amor, e sabedoria, Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Essa foi a melhor e mais clara explicacao pra um assunto q pesquisei, pq foi claro e objetivo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação!!! Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo continue sendo derramada sobre ti!

    ResponderExcluir
  4. Foi claro na explicação! Obrigada!

    ResponderExcluir

;